quarta-feira, 23 de maio de 2018

ESPECIAL - Warren Buffett e a análise de BALANÇOS - Capítulo 4

CAPÍTULO 4
Visão geral das demonstrações financeiras: onde o ouro está escondido

É por meio da análise das demonstrações financeiras que Buffett garimpa empresas com uma vantagem competitiva durável. São elas que lhe informam se ele está analisando uma companhia medíocre, sempre atolada em resultados ruins, ou uma organização que tem uma vantagem competitiva durável e que vai torná-lo riquíssimo.


As demonstrações financeiras podem ser de três tipos: a demonstração do resultado do exercício, o balanço patrimonial e a demonstração de fluxo de caixa.


A demonstração do resultado do exercício nos informa quanto dinheiro a empresa lucrou durante determinado período. Os contadores das empresas tradicionalmente geram declarações de resultado para os acionistas a cada trimestre e ao fim do ano fiscal. Com a análise da demonstração do resultado do exercício de uma empresa, Buffett pode determinar parâmetros tais como as margens das vendas, o seu retorno sobre o patrimônio e, sobretudo, a constância e a direção dos seus lucros. Todos esses fatores são necessários para determinar se a companhia está ou não se beneficiando de uma vantagem competitiva durável.


O balanço patrimonial nos informa quanto dinheiro a empresa tem no banco, suas contas a receber, seus estoques, suas propriedades, o que chamamos de seu ativo; e quanto ela deve, o que conhecemos como passivo. Ao subtrair o passivo do ativo obtemos o patrimônio líquido da companhia, ou seja, o valor que seus sócios possuem investido nela.


Tradicionalmente, as empresas geram um balanço patrimonial para os acionistas ao fim de cada trimestre e ao fim do ano contábil ou fiscal. Buffett aprendeu a usar alguns dos itens do balanço patrimonial - como a quantidade de ativo disponível da empresa ou o seu endividamento de longo prazo - como indicadores da existência de uma vantagem competitiva durável.


A demonstração de fluxo de caixa, por sua vez, acompanha o dinheiro que entra e sai da empresa. Essa demonstração serve para monitorar quanto dinheiro a companhia está gastando em melhorias dos ativos fixos. Também monitora as vendas e as recompras de títulos e ações. Uma empresa geralmente emite uma demonstração de fluxo de caixa junto de suas outras demonstrações financeiras.


Nos capítulos a seguir, iremos explorar detalhadamente os itens e os indicadores da demonstração do resultado do exercício, do balanço patrimonial e da demonstração de fluxo de caixa que Buffett usa para descobrir se a empresa em questão tem ou não uma vantagem competitiva durável que o tornará rico no longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário