CAPÍTULO 5
Onde Buffett vai buscar informações financeiras
Na moderna era da internet, há dezenas de fontes nas quais podemos facilmente encontrar as demonstrações financeiras de uma empresa. O acesso mais fácil é por meio do MSN.com Chttp://moneycentral.msn.com/investorlhome.asp) ou da página de finanças do Yahoo! (www.finance.yahoo.corn).
Nós consultamos os dois sites, mas o MSN.com, da Microsoft Network, oferece demonstrações financeiras mais detalhadas. Para começar, encontre o campo no qual deve digitar o símbolo das cotações das ações em ambos os sites e depois digite o nome da empresa. Clique nele quando aparecer, e tanto o MSN.com quanto o Yahoo! irão direcioná-lo para a página contendo a cotação das ações da companhia em questão. À esquerda, você verá o cabeçalho "Finance", sob o qual estão três hiperlinks que o levarão ao balanço patrimonial, à demonstração do resultado do exercício e à demonstração de fluxo de caixa. Em cima disso, sob o cabeçalho "SEC", há um hiperlink para documentos apresentados à U.S. Securities and Exchange Commission CSEC), equivalente à Comissão de Valores Mobiliários brasileira. A cada trimestre, todas as empresas de capital aberto devem apresentar demonstrações financeiras à SEC; esses documentos são conhecidos como lOQs.*
Também é apresentado à SEC um documento chamado 10K, que é o relatório anual da empresa. Nele estão contidas as demonstrações financeiras da companhia para aquele ano contábil ou fiscal. Buffett leu milhares de 10Ks ao longo dos anos, pois esses documentos representam os melhores relatórios dos números de uma empresa, sem todas as firulas que podem ser colocadas no relatório anual apresentado aos acionistas.
No Brasil, a melhor fonte de consulta disponível é o site www.bmfbovespa.com.br. da BM&F Bovespa, que foi criada em 2008 com a integração entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Ao entrar nele, você deve clicar em ações e, em seguida, pesquisar a empresa na qual está interessado.
É possível acessar dados da companhia e de seus principais acionistas, relatórios financeiros, informações relevantes e o histórico de cotações das ações.
Existem outras fontes de consulta importantes, como a Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.org.br), a Bloomberg e portais como Terra e UOl, mas o melhor lugar para encontrar todos os dados é a BMF& Bovespa.
* Relatório apresentado à SEC a cada trimestre pela maior parte das empresas de capital aberto. Inclui as demonstrações financeiras e fornece um panorama contínuo da condição financeira da empresa ao longo do ano. O relatório deve ser feito após cada um dos três primeiros trimestres do ano fiscal da empresa e ser apresentado à SEC em até 45 dias após o fim de cada trimestre. (N. do E.)
Brasileiro, entre 35 a 40 anos, que depois de procrastinar muito na vida, Decidiu Ficar Milionário. O objetivo principal desse blog é possibilitar a troca de experiências e conhecimentos financeiros com pessoas de mesmo objetivo (a busca da Independência Financeira).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
O Fundo do Poço Não me lembro de tudo, "sêo" Delegado. Mas parece que o caso foi mais ou menos assim: Há meses que todo mundo ...
-
Olá Guerreiros, Post rápido com o fechamento do mês de Fev/18, que teve como destaques: - aporte acima do projetado (realizado: R$ 2.400,0...
-
Esse "Mercado" é louco mesmo. Nesse momento, CIEL3 sobre 7,73%, e, segundo o site "infomoney.com.br", em função dos re...
Nenhum comentário:
Postar um comentário