sexta-feira, 15 de junho de 2018

ESPECIAL - Warren Buffett e a análise de BALANÇOS - Capítulo 6

CAPÍTULO 6
Por onde Buffett começa:
a demonstração do resultado do exercício






Buffett sempre começa pela demonstração do resultado do exercício. Ela revela ao investidor os resultados das operações da empresa em determinado período. Tradicionalmente, é apresentada a cada trimestre e ao fim do ano e fica claro o período a que se refere - por exemplo, de 1° de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2007.

A demonstração do resultado do exercício tem três componentes básicos: a receita, as despesas, que são subtraídas da receita, o que nos informa se a empresa teve lucro ou prejuízo.

Nos primórdios da análise de ações, os principais analistas, como Benjamin Graham, o mentor de Buffett, se concentravam simplesmente no fato de a companhia gerar ou não lucro e davam pouca ou nenhuma atenção à viabilidade de longo prazo de sua fonte de receita. Graham não se importava se a companhia era um empreendimento excepcional com condições econômicas a seu favor ou se era um dos milhares de negócios medíocres que lutavam para sobreviver. Ele compraria uma participação em uma empresa ruim num piscar de olhos se achasse que poderia obter um preço suficientemente baixo.


A sacada de Buffett foi, em parte, dividir o mundo corporativo em dois grupos diferentes: empresas excelentes que tinham uma vantagem competitiva durável em relação às suas concorrentes – essas organizações o tornariam rico se ele conseguisse comprar suas ações a uma cotação justa e mantê-Ias por tempo suficiente - e empresas medíocres que se esforçavam para sobreviver, ano após ano, em um mercado competitivo, o que as tornava investimentos ruins a longo prazo.


Em sua busca por uma dessas companhias incríveis, Buffett percebeu que os componentes individuais da demonstração do resultado do exercício podiam revelar se a empresa possuía a vantagem competitiva durável de longo prazo geradora da riqueza extraordinária que ele tanto cobiçava. Não apenas se ela ganhara dinheiro, mas que tipo de margens tinha, se precisava gastar muito com pesquisa e desenvolvimento para manter sua vantagem competitiva e se era necessário usar muita alavancagem para ganhar dinheiro. Esses fatores englobam o tipo de informação que Buffett garimpa nas demonstrações de resultado a fim de conhecer a natureza do motor econômico de uma empresa. Para ele, a fonte do lucro é sempre mais importante do que o próprio lucro.

Um comentário:

  1. Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Litoral Norte de SP. Invista em Imóveis de Alto Padrão.

    ResponderExcluir