segunda-feira, 18 de junho de 2018

O Fundo do Poço - Décio Bazin

O Fundo do Poço 

Não me lembro de tudo, "sêo" Delegado. Mas parece que o caso foi mais ou menos assim:
Há meses que todo mundo só falava em Bolsa de Valores, cotações, riquezas, bancários que tinham investido o 13° salário em ações e agora eram banqueiros. Eu fui dos últimos a entrar: queria antes ter a certeza de que a coisa funcionava. Minha mulher era dona de umas economias em letras de câmbio, eu sempre gostei de economizar; e, além disso, o meu fusca já estava pago.

Um colega apresentou-me ao corretor. Bons tempos. Belgo Mineira de 14 caiu para 12, por causa de umas ações falsas que surgiram no mercado. 

- Belgo a 12 é o fundo do poço -, segredou-me o corretor. - Vai fácil para 28 em menos de três meses.

Empreguei primeiros as minhas economias. Três dias e Belgo disparou para 18. Arrependi-me de não ter resgatado as letras de câmbio da minha mulher e enterrado tudo em Belgo. Mas ainda tinha o fusca, que vendi por dez "milhas" à vista. Então, houve um recuo de Belgo para 15. 

- É uma queda técnica -, inventou o corretor. - Belgo a 15 é moleza, é até covardia.
Assim, eu enfiei o dinheiro do fusca na Belgo para aproveitar a "queda técnica" a 15. Belgo depois caiu para 13, 12, 11...

- Belgo a 11 é o piso -, explicou o corretor, com toda a sua sabedoria técnica. - Não pode cair mais. Nossos analistas fizeram um estudo e chegaram à conclusão de que esse papel está...
- ...no fundo do poço -, completei.

Parecia que estava mesmo. O papel batia em 11, depois subia para 13. Resgatei as letras de câmbio da minha mulher e entrei em Belgo a 10 numa repentina "queda técnica". Eu pensei que estava começando a entender o jogo. Só que logo as coisas começaram a ficar meio esquisitas. Belgo caiu para 8, depois subiu para 10. Quando caiu para 7, o corretor telefonou-me excitado:

- Belgo a 7 é inacreditável. Quer entrar numa tacada grande, mas grande pra valer? Você faz uma operação a termo, nós entramos com a garantia. Esse papel vale no mínimo 15. Na próxima virada do Mercado você faz um faturamento alto. E a alta está iminente.

E eu entrei no mercado a termo, cheio de esperanças. Só que um mês depois fui chamado para liquidar o termo. Belgo estava a 4. Fui ao escritório do corretor, para fazermos o acerto de contas final.

- É, infelizmente não deu certo -, falou ele, com toda a segurança dos profissionais consumados. - São coisas do Mercado. Mas na Bolsa a gente se refaz depressa. É hora de comprar ma-ci-ça-men-te. Neste momento, nós já estamos abaixo do fundo do poço.

O acerto final foi assim: fiquei a zero, sem nada. Minhas economias, o fusca, as letras de câmbio da minha mulher...Tudo perdido...Fui saindo, meio zonzo.

O corretor fez questão de acompanhar-me até o elevador. Chegamos. Devido a algum defeito, a porta estava escancarada para o vazio, para as dez andares do poço de elevador. E o corretor falando, falando...Tive uma privação de sentidos, ou coisa semelhante.

Dizem, "sêo" Delegado, que empurrei o homem. Não sei. Não me lembro. A única coisa que tenho certeza é que, afinal, o corretor conseguiu achar o fundo do poço.

Bazin, Décio - Faça Fortuna com Ações Antes que seja tarde.

3 comentários: