terça-feira, 22 de maio de 2018

ESPECIAL - Warren Buffett e a análise de BALANÇOS - Capítulo 3


CAPÍTULO 3
Consistência é o caminho de Buffett para a riqueza

A segunda grande revelação de Buffett é que a "consistência" da vantagem competitiva gera toda a riqueza. A Coca-Cola vende o mesmo produto há 122 anos e muito provavelmente o venderá pelos próximos séculos.

É essa consistência do produto que cria a constância nos lucros da empresa. Se esta não precisa ficar mudando seus produtos, também não precisa investir milhões em pesquisa e desenvolvimento nem terá de gastar bilhões reequipando a sua fábrica para produzir o modelo a ser lançado no ano que vem. Assim, o dinheiro vai se multiplicando nos cofres da companhia, o que significa que ela não precisa contrair muitas dívidas e, por sua vez, evita que pague muitos juros, permitindo que acumule muito dinheiro para expandir suas operações ou recomprar as ações, o que aumenta o lucro e a cotação das suas ações - tomando os acionistas mais ricos.

Portanto, quando está analisando as demonstrações financeiras de uma empresa, Buffett está procurando consistência. Aquela companhia consistentemente tem margens brutas altas? Tem consistentemente pouca ou nenhuma dívida? Não precisa gastar consistentemente grandes somas em pesquisa e desenvolvimento? Apresenta lucros constantes? Apresenta um crescimento constante do lucro? É essa "consistência" que aparece nas demonstrações financeiras que indica a Buffett a "durabilidade" da vantagem competitiva da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário